Você sabe o que é um CMS (Content Management System)?

CMS é a sigla para Content Management System que quer dizer sistema de gerenciamento de conteúdo. O CMS tem por objetivo facilitar a atualização e manutenção das páginas de um site, seja institucional, portal, blog, loja virtual, Fórum, etc.

Um CMS permite que a empresa tenha total autonomia sobre o conteúdo de seu site, não dependendo assim de terceiros para fazer a atualização do conteúdo. Não necessita conhecimento técnico para atualizar o site. Uma das grandes vantagens do CMS também é que de qualquer computador com acesso a internet e apenas pelo navegador é possível atualizar e editar as páginas do site.

Diante da variedade e da quantidade de CMS existente é possível utilizar CMS para praticamente todos os projetos web. Por exemplo, existem CMS ideais para portais, outros são melhores para blogs, outros pra fóruns e assim por diante. Veja abaixo uma lista de alguns dos melhores CMS, na minha humilde opinião:

Joomla

Muito usado para finalidades diversas como gerenciamento de portais, lojas virtuais, fóruns…

Principais requisitos de instalação:

>> Servidor Web, Apache ou IIS com suporte a PHP
>> Servidor de Banco de Dados MySQL
>> Linguagem utilizada é o PHP

WordPress

CMS focado em blogs, mas pode assim também como o joomla ser útil para lojas virtuais, portais, fóruns… Através de seus plugins.

Principais requisitos de instalação:

>> Servidor Web, Apache
>> Servidor de Banco de Dados MySQL
>> Linguagem utilizada é o PHP

PhpBB

CMS Indicado para fóruns. Um dos melhores para criação de fóruns, ferramenta de sucesso garantido na internet.

Principais requisitos de instalação:

>> Servidor Web, Vários, com suporte a PHP
>> Servidor de Banco de dados MySQL, PostgreSQL, Firebird, MS SQL, Oracle e outros
>> Linguagem utilizada é o PHP

Vantagens de usar um CMS

A principal vantagem do uso do CMS é a simplificação. Para as pessoas comuns a principal vantagem é poder manter um site sem a necessidade de conhecer nenhuma linguagem. Já para as empresas as vantagens são bem mais, já que a empresa poderá reduzir custos com mão de obra e manter ferramentas colaborativas para os funcionários. E não para por aí.

Outra grande vantagem do uso dos CMS’s é a possibilidade de criar novas funções para serem aplicadas no site gerenciado. Podemos chamar estas novas funções de módulos, componentes ou plugins, mas isso vai depender do CMS em questão.

1 responder

Trackbacks & Pingbacks

  1. […] Você sabe o que é um CMS? Caso não saiba leia também: Você sabe o que é um CMS?. […]

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta