Será que realmente temos controle sobre o nosso conteúdo nas redes sociais

Diariamente usuários inserem uma quantidade enorme de conteúdo na web através das redes sociais. Não é novidade o fato das pessoas passarem cada vez mais tempo interagindo nessas redes. Facebook, Twitter, Flicker e vários outros já são rotinas na vida de muita gente. Mas praticamente, niguém, parou para pensar se realmente tem controle sobre todo esse conteúdo.

Existem casos de empresas que já haviam criado um site, e com o surgimento e popularidade do facebook resolveram mover-lo inteiro para a base do Facebook. Sem levar em consideração que, por mais que a url seja personalizável (facebook.com.br/nomedaempresa), o domínio é de propriedade do Facebook não da empresa.

Agora vamos imaginar que o facebook resolve fechar as portas e tirar o site do ar. O que você acha que vai acontecer com o seu conteúdo? Simplismente vai acabar, sumir, ser deletado dos servidores do facebook. Isso porque você não tem controle sobre o conteúdo que inseriu na rede social.

O Facebook é fantástico e oferece ferramentas muito interessantes e tentadoras mais migrar um site inteiro? Claro que há casos e casos. Outro ponto que devemos ter atenção é que na internet tudo é evolução e mudança. Se o Facebook é popular hoje, talvez não seja amanhã.

Vamos imaginar que você publicou algo racista no seu facebook, mas logo vieram as críticas e você se arrepende e em seguida resolve excluir. Agora você acha que está tudo certo e os problemas acabaram. Acontece que aquele conteúdo que você inseriu pode nunca sair da rede. Vai que alguém fez um print screen e publicou em algum outro site. Está aí mais uma prova de que você não tem controle sobre o que publica na internet.

Agora eu quero pegar todo o meu conteúdo inserido em minhas redes como no twitter, no orkut e no facebook e salvar em meu computador. É virtualmente impossível você pegar tudo (comentários, postagens, imagens, etc) e salvar em um único lugar. Até mesmo de uma rede social para outra em alguns casos é praticamente impossível.

Nossos dados pessoais também não escapam. Existem empresas que não respeitam as regras de privacidade e segurança e vendem para terceiros essas informações sem o conhecimento dos usuários envolvidos.

Como podemos perceber controlar todo o nosso conteúdo na internet não é uma coisa tão simples. Se é que seja possível! O melhor mesmo é ficar atento e bem informado para que, no mínimo possamos saber o que fazer, ou não fazer em determinados momentos.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta