Importância de ter um site responsivo

Hoje quero abordar um assunto que é muito interessante e que até mesmo o Google resolveu apoiar e destacar a importância que tem um site responsivo através de seu relatório no Google Webmaster Tools.

As pessoas estão cada vez mais acessando a internet através de seus dispositivos móveis e esse crescimento possui uma taxa muito significativa. Veja o gráfico abaixo:

chart_latinAmericaPage

Mas afinal, o que é um site responsivo?

Basicamente um site responsivo é aquele site que vai se adaptar a tela de qualquer dispositivo sejam PCs, tablets ou smartphones. O site responsivo reposiciona os seus elementos na tela conforme o tamanho e impede, por menor que seja a tela, que surja uma barra de rolagem horizontal.

De uma forma mais prática um site responsivo permitirá que o seu cliente compre também por smartphones e tablets e isso pode aumentar bastante sua receita.

Agora vem a pergunta: preciso ter um site responsivo?

Se você ainda vai criar um site seria interessante já desenvolve-lo responsivo pois assim você estaria preparado para uma demanda futura e estaria mostrando para seu cliente que sua empresa está atualizada e preocupada com a praticidade no contato com ele.

Para sites que já existem a solução seria analisar as visitas e identificar a quantidade que está vindo de aparelhos móveis e assim decidir se vale apena neste momento investir ou não no modelo responsivo.

Mais cedo ou mais tarde será inevitável fazer tal alteração porque embora você receba por exemplo 1% de visitas vindas de aparelhos móveis, quando for feita a adaptação do site certamente a quantidade de visitas mobile poderá aumentar.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta