Saber um pouquinho de muita coisa pode não ser bom para a área de desenvolvimento web

O mercado brasileiro de desenvolvimento web é repleto de gente que se preocupa em aprender um pouquinho de muita coisa. E o resultado é um déficit muito grande de profissionais especializados e eficazes.

Um bom exemplo do que estou falando são profissionais focados em ferramentas Open Source que não conhecem absolutamente nada, ou muito pouco da linguagem que é a base da ferramenta. É a linguagem que fará toda a interação com o usuário.

O cara entende um pouquinho de WordPress, um pouquinho de Joolma, um pouquinho de php…e não é bom em nada. Querendo ou não devemos nos especializar em alguma coisa para ser reconhecido como profissional de fato.

Estima-se que no Brasil exista um déficit de 92 mil profissionais especializados na área de ti. O dificil é entender como pode existir um buraco tão grande nessa área, já que o número de cursos vem aumentando bastante. Talvez seja porque muitos cursos ofereçam uma visão generalista e superficial sobre tecnologia.

Mas o fato é que o Brasil está carente de bons desenvolvedores. Afinal um bom desenvolvedor não conhece simplesmente a ferramenta em questão. Não basta também somente conhecer a fundo a linguagem. Ele deve conhecer todo o conjunto e ter a capacidade de enxergar além do óbvio.

Sem querer generalizar mas o que temos é um número muito grande de “Peões de softwares” em todo o Brasil. Gente que é ótima em utilizar as ferramentas, mas somente isso. Falta conteúdo e visão para o futuro.

O foco do bom desenvolvedor deve estar no navegador do usuário pois é onde tudo vai acontecer. Muitas pessoas se focam no framework X ou Y e esquecem que a base de tudo é puramente e simplesmente a linguagem. Um bom exemplo é o cara que trabalha com a ferramenta Open Source WordPress, ele tem que ser bom em PHP para levar seus projetos a um patamar superior.

Se o meu objetivo é ser referência no que faço tenho que me aprofundar em meus estudos. Me manter bem informado sobre o mercado em que atuo e estar sempre inovando e buscando novos horizontes.

Bom em uma única coisa ou razoável em muitas? Eu pessoalmente acho que podemos nos especializar em algo, mas também podemos aprender muito sobre várias outras coisas.

0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta