Como criar um blog pessoal, profissional ou de notícias – tutorial WordPress

Nunca foi tão simples criar você mesmo um blog profissional na Hostgator. Para você que ainda não conhece, hostgator é uma empresa de hospedagem especializada em WordPress, plataforma que iremos criar nosso blog. Com o Worpdress e Hostgator teremos um blog de alta performance, capaz de carregar em pouquíssimos segundos e ter um desempenho acima da média com certeza.

Antes de começarmos é bom explicar que estamos falando de um blog profissional, então você precisará de uma hospedagem e de um domínio. Para facilitar poderemos registrar o domínio do seu blog e a hospedagem no mesmo lugar.

O domínio será o endereço do seu blog que pode ser algo semelhante a blogodojoao.com.br ou blogdemoda.com.br e por aí vai.

Já a hospedagem é o local onde iremos manter os arquivos do nosso blog para que qualquer pessoa com acesso a internet consiga acessá-lo.

Escolhendo a melhor hospedagem para meu blog

O primeiro passo é escolher a hospedagem do seu blog WordPress. Neste tutorial irei mostrar como criar um blog wordpress na Hostgator, mas existem também várias outras empresas de hospedagem especializada em WordPress. Temos um post falando e detalhando sobre a melhor hospedagem para WordPress, onde listamos algumas das principais hospedagens.

Para começarmos você deve fazer a contratação da hospedagem do seu blog e também registrar o domínio.

Contratar hospedagem

Agora escolha o melhor plano para sua hospedagem. Como seu blog é novo você pode escolher a hospedagem com valor mais em conta que é plano chamado “BLOG”. Você deve escolher também a periodicidade de pagamento que poder mensal, trimestral ou anual. O valor da hospedagem pode ficar mais barato se você contratar no plano anual.

Após clicar em CONTRATE AGORA você poderá escolher um domínio grátis (somente disponível no ciclo de pagamento anual).

Em seguida você deve cadastrar seus dados e cadastrar os dados de pagamento e clique em FINALIZAR COMPRA.

Feito isso você você deverá aguardar em seu e-mail a confirmação do pagamento juntamente com os dados de acesso ao painel hostgator.

Instalando o tema WordPress do blog

Uma das vantagens de utilizar uma hospedagem especializada em WordPress como a da hospedagem hostgator é que você não precisa instalar o WordPress, já que por padrão o wordpress vem instalado. Então você deve apenas iniciar a instalação e personalização do tema para wordpress.

1 – Entre na área do do cliente da hostgator e faça login.

2 – Na próxima tela você deverá clicar em WordPress para acessar o painel WordPress

4. Agora você deve ir em aparência >> temas.

5. Clique em adicionar novo e busca o tema astra.

6. Após encontrar o tema astra clique em instalar e ativar.

Como personalizar o tema WordPress astra para usar em meu blog

O tema astra é um tema wordpress de alto desempenho. eu vou indicar ele aqui principalmente porque ele é grátis e extremamente fácil de personalizar.

A primeira coisa que você deve fazer depois que instala o tema astra é ir em aparência >> personalizar. Por aí você poderá inserir sua logomarca, criar um menu de navegação, personalizar fontes, cores e tudo mais que a versão grátis deste tema permitir.

Importando sites pré-definidos no tema WordPress Astra

Quero lembrar você que expliquei acima como iniciar o seu blog com a versão gratuita deste tema mas também existe uma versão paga que libera alguns recursos adicionais como por exemplo a possibilidade de importar alguns layouts já pré-definidos. Mas para nossa felicidade alguns layouts prontos estão liberados de forma gratuita.

Para importar qualquer modelo você precisa primeiro instalar o pluin astra starter sites. Para isso você deve ir em PLUGINS >> ADICIONAR NOVO. E digite no campo de busca Astra Starter.

Em seguida clique em INSTALAR AGORA e depois clique em ATIVAR.

Depois de ativado você pode ir em APARÊNCIA >> ASTRA STARTER SITES

E agora você deve escolher o page buider. Se você não tem familiaridade com nenhum eu indico você clicar em elementor. Este é o plugin do WordPress mais usado para editar visualmente as páginas do WordPress.

E em seguida você pode clicar em PRÓXIMO.

Nessa tela teremos vários modelos de sites que você poderá importar e depois apenas editar o conteúdo, substituindo assim o conteúdo demonstrativo pelo seu conteúdo real.

Feita a escolha, você deve clicar em VISUALIZAR e depois em IMPORT SITE.

Depois que você concluir a importação clique em VISITAR SITE para ver como importou corretamente todo o conteúdo demonstrativo.

E agora você deve apenas substituir o conteúdo pelo novo clicando em editar com elementor e alterando as informações.

Eu não vou me prolongar aqui falando sobre como editar uma página com elementor pois temos muito material no youtube explicando como esta ferramenta funciona.

Vale a pena comprar a versão premium do tema Astra

Eu indico este tema sem medo, principalmente por causa de uma experiência pessoal, onde eu não encontrava um tema WordPress que realmente melhorasse o desempenho do meu blog. Eu nunca tinha ouvido falar em Astra. Inclusive cheguei a pagar caro por dois temas que não conseguiram me ajudar. Paguei cerca de 72 dólares por estes temas wordpress premium.

Conheci o Astra depois de um artigo que li onde o autor, fez um comparativo comparativo entre os temas wordpress mais rápidos, então resolvi testar, e não é que deu certo! Meu site atingiu a pontuação de 98 no pagespeed do google, e o detalhe mais importante é que eu nunca passava de 80. Abaixo você um print real da prova do que estou falando.

Então, se você me pergunta, se valeu a pena eu adquirir a licença do Astra! Eu te respondo, sem dúvidas valeu muito a pena. Minhas visitas estão aumentando muito mais. E isso aconteceu porque esse tema foi feito para ser amado pelo algoritmo do google.

Não conheço outro tema WordPress que supere em otimização no tempo de carregamento do que o Astra.

Eu quero comprar o Astra Pro, como faço?

Se você decidir que a verão premium do tema Astra é melhor para seu site você pode fazer a aquisição utilizando o botão abaixo. Trata-se de uma licença anual. Mas o custo benefício é muito bom, pelo menos pra mim foi e está sendo.

Comprar Astra

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *