Como instalar um template wordpress usando o tema astra

Última atualização em 6 de dezembro de 2020 às 20:51 por Equipe editorial

O tema astra é o tema mais rápido do WordPress e isso se dá pelo fato de que ele foi criado especificamente para ser veloz e ter um desempenho acima do normal. Eu posso provar isso através do meu próprio site que usa o Astra PRO.

Se você me acompanha sabe que eu me tornei um fiel defensor do tema astra depois de gastar muito com temas premium caríssimos que apesar de ajudarem muito com layout sempre pecavam demais no desempenho, o tempo de carregamento sempre ficava a desejar, e olha que eu sou desenvolvedor web e modifiquei muita coisa no código desses temas anteriores ao astra para tentar deixa-los mais rápidos mas nada funcionou.

Quando instalei o tema astra, de cara meu tempo de carregamento já subiu muito. eu precisei apenas instalar um plugin de cache e um plugin de compactação de código para chegar no resultado abaixo.

Apesar do meu site usar uma versão pro do tema astra isso não influencia na velocidade do site, já que a versão grátis também tem o mesmo desempenho nessa questão. Em resumo, a versão grátis e a versão pro possuem o mesmo desempenho no quesito velocidade. Então se você deseja usar a versão grátis do tema astra vai conseguir sim uma excelente velocidade.

Por ser focado em desempenho o tema astra usa Vanilla JavaScript que é responsável por impedir que a renderização bloqueie o jQuery que atrapalha e afetar o desempenho. O astra também precisa apenas de menos de 50k de recursos em comparação aos 100 exigidos pelos outros temas wordpress. O astra usa dados padrões do WordPress e por isso é o único que garante que cada parte de código é realmente otimizada.

Analisando recursos da versão grátis do tema astra

A característica principal desse tema, como eu já falei, é o desempenho muito acima da média que torna o site extremamente rápido. E mesmo na versão grátis deste tema o desempenho continua o mesmo que a versão astra pro.

Modelos prontos para importar em um clique – A versão grátis traz vários modelos de sites prontos. São modelos de blogs, lojas virtuais, landingpage e outros.

Integração com elementor – Apesar de, visualmente, o astra padrão ser simples ele foi feito para rodar com o criador arrasta-e-solta elementor. Uma das grandes sacadas desse tema provavelmente é a possibilidade de deixar o visual extremamente profissional usando um criar como elementor.

O mais interessante do astra é que ele possibilita esconder o cabeçalho, rodapé e barra lateral e isso traz ainda mais possibilidades com um construtor como elementor que pode criar essas áreas de forma totalmente personalizada, trazendo exclusividade no design.

Nada de código – Diferente de grande parte de outros temas WordPress que costumam ter sua própria área de personalização, o Astra usa o personalizador padrão do WordPress. Então, toda customização necessária será feita diretamente pelo “personalizar” e nenhum conhecimento de codificação é necessário já que o personalizador foi feito para ser intuitivo e fácil.

Configuração de layout – Nessa área você consegue deixar o layout com a sua cara. Aqui você consegue personalizar cabeçalho, rodapé, barra lateral, container de posts e páginas e muito mais.

Peronalize cores e tipografia – Uma facilidade muito boa é que podemos escolher as fontes entre uma lista enorme já integrada ao tema. Os desenvolvedores entendem a importância das fontes para seu projeto.

A versão grátis já possui tudo o que um site padrão precisa. Mas no quesito personalização ela é melhorada com a versão paga chamada Astra pro, principalmente na personalização de cores de fundo tanto do cabeçalho como do rodapé. Mas com a versão grátis você consegue layouts semelhantes a esses:

Para ver todos os modelos clique aqui e em seguida clique em starter sites.

Será que vale a pena investir no tema astra pro?

Além da versão grátis o tema astra disponibiliza uma versão paga que é dividida em pacotes chamados Astra pro, mini agency bundle e agency bundle.

Astra pro – Libera todos os recursos de personalização e mais 20 modelos de sites prontos para serem importados em apenas um clique. Estou apenas destacando as principais diferenças dos pacotes pagos mas existem muito mais recursos no plano Astra pro que você pode conferir em https://www.gersonbastos.com.br/r/astra

Mini agency bundle – Libera todos os recursos do pacote Astra pro e aumenta a quantidade de sites prontos que podem ser importados rapidamente para mais de 55 modelos. Esse plano já é ideal para quem deseja vender a criação de sites pois usando modelos prontos o prazo de conclusão pode diminuir muito pela facilidade que o tema astra traz tanto na instalação como na personalização.

Agency bundle – Assim como o plano mini agency bundle, este, que também é indicado para agências ou profissionais que trabalham oferecendo o serviços de criação de sites em WordPress, fornece todos os recursos do mini agency bundle e acrescenta ainda alguns addons para construtores como elementor e beaver builder, plugins premium específicos.

Então para finalizar e responder se vale a pena desenbolsar um valor para comprar a versão pro, minha resposta é sim. Seu site vai ser muito mais competitivo com o astra pro e muito mais personalizado. São recursos que te levam para um outro patamar.

Onde comprar o tema Astra

E já deixo um aviso aqui: nunca compre o tema astra pro de sites de terceiros, pois o único meio seguro de se adquirir o tema original é no site oficial. Abaixo vou deixar o botão que levará você diretamente ao site oficial do tema astra.

Como instalar WordPress

Antes de iniciarmos a instalação do tema grátis Astra será necessário instalar o WordPress, claro!

Esse processo de instalação do wordpress pode variar de acordo com a hospedagem wordpress escolhida. Em hospedagens que possuem o painel cpanel você consegue instalar o WordPress de forma automática utilizando o instalador softaculous.

Pode acontecer de sua hospedagem ser especializada em wordpress e em algumas hospedagens de sites deste tipo não é necessário a instalação, pois a grande maioria delas já vem com o WordPress instalado e otimizado, pronto para ser ter o tema e plugins instalados.

Se você nunca instalou o WordPress ou ainda tem dúvidas de como fazer eu preparei um post que pode ajudar. Veja Como instalar WordPress

Como Baixar o tema Astra

Inicialmente é importante você saber que temos duas formas de instalar qualquer tema no WordPress. A primeira é baixando o tema para seu computador e em seguida fazer o upload deste arquivo para o WordPress. E a segunda forma de instalar o tema, mas essa forma só funciona para temas grátis, é fazendo uma busca no diretório do WordPress.

Vamos começar a instalar o tema astra via upload. Siga os passos abaixo:

  1. Para baixar o tema astra você deve clicar no link:

2. Na tela seguinte clique em download. Você verá o preço dos planos, mas como queremos a versão grátis procure pelo texto “Download Free Astra Free” que se encontra mais abaixo dos planos assimo como na imagem abaixo:

3. Agora você precisa cadastrar seu nome e e-mail para ter acesso ao arquivo do tema astra. No momento que eu criei este post já começou baixar imediatamente para meu compuutador um arquivo chamado “astra.zip” assim que preenchi meus dados no formulário semelhante ao da imagem abaixo.

Como instalar o tema WordPress Astra

De posse do arquivo astra.zip você já pode começar a instalação da seguinte forma:

  1. Dentro do painel WordPress vá até aparência >> temas.

Nesse ponto você verá uma lista com temas que vem instalado no WordPress por padrão.

  1. Clique no link adicionar novo e depois em enviar tema

Ao clicar em adicionar novo o WordPress apresenta milhares de temas que podem ser instaldos em apenas um clique, mas no nosso caso precisamos enviar um arquivo que já contém nosso tema por este motivo você deve clicar em enviar.

3. Após fazer o upload do tema você precisa apenas ativá-lo e pronto seu tema está instalado.

Como personalizar o tema astra

Toda a personalização do tema é feita pelo customizador padrão do WordPress. Para personalizar você deve ir em aparência >> personalizar.

Por esse caminho você consegue padronizar e personalizar cores, tipografias. Consegue também personalizar o cabeçalho rodapé, design dos posts, design das páginas, widgets, barra lateral e muito mais.

Obviamente que por se tratar de um tema com a versão grátis existem alguns recursos que só podem ser liberados após a compra do tema astra pro. Mas isso não impede o uso desse versão para criar um site, ou blog, ou até mesmo loja virtual, de forma profissional, elegante e rápida

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile