Mais importante do que o próprio site é a sua estratégia para atrair visitantes e consequentemente clientes

Geralmente quem contrata o serviço de criação de sites ou até mesmo cria o seu site sozinho através de um desses criadores de sites estilo arrasta e solta, é alguém que está começando um novo negócio e suas expectativas são muitas. E muitas vezes, por conta dessa grande expectativa e de tão empolgado com os recursos do site acaba esquecendo de algo que com certeza é mais importante de tudo, que é a estratégia de atrair clientes.

Ninguém vai chegar no seu site do nada, embora seu site seja o mais top dos tops e tenha um layout perfeito é impossível as pessoas saberem que ele existe.

Hoje nós vamos conversar um pouco sobre ferramentas de divulgação e qual seria a melhor estratégia para atrair visitantes que tenham uma chance grande de se tornarem clientes.

Tenha uma excelente leitura!

O maior desafio de sites que estão começando

Uma das coisas mais tristes que já passei aqui no escritório foi receber a mensagem de um cliente que solicitou o cancelamento dos serviços por que o negócio estava se tornando inviável e ele estava fechando a empresa. Todo negócio está sujeito a isso, mas algumas coisas podem ser feitas para diminuir essa probabilidade. Então parei para analisar o que será que estava errado com o site daquele cliente, e não demorei muito para perceber que ele não estava fazendo campanhas em redes sociais, nem links patrocinados e muito menos SEO.

As empresas precisam de um site para divulgar o negócio e vender seus produtos, a não ser que já seja uma empresa consolidada sem a ajuda da internet. Basicamente é para isso que um site serve mas ele não consegue fazer sozinho e para isso precisamos usar as ferramentas disponíveis como campanhas em redes sociais, anúncios Google adwords, fazer SEO e várias outras coisas que podem melhorar o tráfego de visitas.

Erros imperdoáveis que novos donos de sites cometem

O maior erro dos novos donos de sites, pra mim, é acharem que apenas o design do site vende. Eu falo por experiência com clientes que focam tanto nos detalhes do site que acabam esquecendo do principal que é conseguir fazer o site vender.

Nem sempre um layout bonito consegue converter um visitante em cliente. Não estou dizendo que o design precisa ser feio, mas precisa ser pelo menos simples e intuitivo. E gosto é algo muito pessoal embora existam alguns padrões.

Outro erro comum para sites que não vão longe é com a ferramenta que foi usada para a criação do site. Digo isso porque algumas empresas preferem investir em algo como um criador de sites em vez de contratar um agência de criação de sites. Um site feito com uma ferramenta arrasta e solta não é tão bom quanto um site que foi feito por uma agência ou profissional. Isso porque geralmente essas ferramentas criadoras de sites tem dificuldade de deixar o site otimizado para as buscas do Google e algumas ainda nem oferecem sites responsivos.  Site responsivo é quase que obrigatório hoje em dia, afinal a maior parte dos brasileiras acessa a internet através de um smartphone.

O que deve ser feito em todo site que está começando

O SEO deve ser aplicado ainda no desenvolvimento do site. Pra você que ainda não sabe, SEO (search engine optimization) é um conjunto de técnicas utilizadas em sites para que esses tenham um bom desempenho nos resultados das buscas do Google. Mas essa otimização também será útil caso você queira trabalhar com links patrocinados como Google Adwords por exemplo.

Não sabemos com certeza todos os critérios utilizados pelo Google para posicionar um site mas sabemos que alguns realmente influenciam para isso. E esses critérios são possíveis de serem aplicados ainda no desenvolvimento do site. Vou listar alguns:

  • Defina com antecedência qual será a palavra-chave do seu site. No meu exemplo eu trabalho com criação de sites em wordpress, então a palavra-chave principal de meu site seria criação de sites, ou desenvolvimento de sites ou ainda, criação de sites em wordpress. Pode ser mais de uma palavra também. Existem várias ferramentas que podem ajudar você a definir a melhor palavra-chave baseado no volume de buscas mensais. Eu pessoalmente gosto muito do SEMRUSH.COM.
  • Seu site deve ter todas as páginas com URL amigável. Embora eu não vá entrar em detalhes aqui, por causa do tamanho do post, mas url amigável é quando no endereço da página encontra-se a palavra em vez de código. Por exemplo: O endereço da página de consultoria SEO do meu site sem a url amigável era gbsites.com.br/index.php?pid=5565 já com a url amigável implementada ficou gbsites.com.br/servicos/consultoria-seo.
  • Otimize o tempo de carregamento do seu site. O tempo de carregamento de um site também é, comprovadamente, um dos fatores de melhor posicionamento nos resultados da busca orgânica do Google. eu uso o Google PageSpeed para saber como está a velocidade de meus sites.  E o mais legal é que ele também te diz o que fazer para melhorar o tempo de carregamento do seu site.
  • Estude SEO para sempre ficar a frente do seu concorrente. Existem várias outras técnicas que podem ser implementadas em seu site, que eu não poderei entrar em detalhes aqui por causa do tamanho do post. O fato é que você deve continuar estudando SEO para manter o site sempre com bons resultados e aumentando frequentemente a taxa de conversão.

A solução para ter visitas rápidas é investir em links patrocinados (Google Adwords)

Se você quer ter resultados instantâneos a solução é trabalhar com os links patrocinados do Google, O Google Adwords. A principal desvantagem, ao meu ver, é que se você não tiver saldo seu site some de todo e qualquer resultado de buscas do Google. Isso, claro, porque é pago. Mas com um bom planejamento de palavras-chave você consegue ter resultados acima da expectativa com facilidade.

A solução para médio e longo prazo é o SEO

Já se você tem uma visão a longo prazo pode ser muito mais compensador utilizar técnicas de SEO para posicionar seu site nas melhores posições. A grande desvantagem de SEO é justamente o tempo longo para que você comece colher os frutos. Em um trabalho intenso, diariamente, poderemos ver os primeiros resultados em uma média de 06 meses a 01 ano. Mas, no meu entender, é muito melhor que Google Adwords pois você não tem aquele compromisso mensal de pagar para poder ser visto.

Mais importante do que o próprio site é a sua estratégia para atrair visitantes e consequentemente clientes
Avalie esta página
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

O que achou deste post?