Utilizar whatsapp para atendimento em seu site pode ser uma boa forma de se diferenciar da concorrência

A palavra-chave para o mundo de hoje é COMODIDADE. E quando se trata de loja virtual a coisa vai ainda mais longe pois o visitante de um site que não encontra uma forma rápida de entrar em contato para tirar dúvidas, após se interessar por um serviço ou produto, simplesmente clica no botão retroceder do navegador e vai para outro site.

O whatsapp é uma das forma de atendimento que mais pode ajudar a converter visitas em vendas. Isso porque é uma ferramenta extremamente conhecida e tem uma expectativa de resposta rápida.

Hoje nós vamos conversar um pouco sobre como melhor usar o whatsapp para o atendimento ao público e vamos entender se realmente é uma ferramenta que consegue vender já que ela não foi feita, pelo menos inicialmente, para isso.

Tipos de atendimentos mais usados em sites

O padrão da maioria dos sites é oferecer ao visitantes um formulário de contato onde ele preenche nome, email, telefone e escreve uma mensagem e após enviar fica aguardando um retorno da empresa. Esse tipo de atendimento já foi melhor e ainda é mas é muito limitado.

Outra forma de entrar em contato com um site é pelo telefone que comprovadamente tem uma taxa de conversão maior do que o formulário de contato padrão.

Algumas empresas usam também sistemas de chat online onde o atendimento é feito por um software que torna possível o contato através de mensagens em tempo real. Atualmente é uma das melhores soluções já que existem alguns sistemas de atendimento online até mesmo grátis.

Embora não tenha sido desenvolvido exatamente para isso o whtasapp pode ser também uma solução para um atendimento rápido, embora eu prefira um sistema de chat, já que por ser muito conhecido o whatsapp é usado por muitas pessoas.

Cuidados ao trabalhar whtasapp

Trabalhar com whatsapp e também com qualquer outro sistema de atendimento online requer alguns cuidados que vou listar abaixo baseado em minha experiência com esse tipo de atendimento.

  1. Tome cuidado com o tempo de resposta. Quando alguém decide usar o whtasapp para entrar em contato com uma empresa ele já tem uma expectativa de resposta instantânea e se isso não acontecer o cliente pode se sentir frustrado e até desistir do seu produtos por isso.
  2. Embora o whtasapp seja muito usado na vida informal ao utiliza-lo para atendimento online tenha em mente que você é uma empresa falando com um cliente e evite usos de expressões que usaria conversando com um amigo como por exemplo: blz, kkkkk e emotions. Isso pode passar a imagem errada para seu cliente sobre seu negócio.
  3. Deixe bem claro para o cliente o horário de atendimento através do whatsapp. Falo isso porque se você não deixar claro no seu site esse horário de atendimento por whatsapp você pode receber mensagens de madrugada e em momentos inconvenientes. Eu mesmo deixo bem claro no meu site que atendo no whatsapp somente entre 09 e 18 horas.

Whatsapp business, você já experimentou?

Com o whatsapp business você consegue deixar seu atendimento ainda mais profissional. Recentemente lançaram no Brasil um aplicativo para android chamado de whatsapp business que é capaz de passar uma imagem ainda mais profissional para seu cliente.

Eu testei, gostei e atualmente ainda uso para atendimento em meu site. A grande vantagem dele, pra mim, é a possibilidade de deixar mensagens predefinidas e poder enviar com facilidade. Um dos problemas de usar o whatsapp para atendimento online é que mensagens muito longas podem ser complicadas de digitar, já que o aplicativo é usado principalmente com smartphones. Mas esses sistema de respostas predefinidas acaba com isso pois digitamos apenas uma vez a mensagem e sempre que precisarmos enviar para outro cliente digitamos apenas o texto “/nomedamensagem” e ele envia a mensagem completa.

Existe também a possibilidade de usar etiquetas para clientes. Quando eu envio um orçamento pelo whatsapp business marco esse cliente com a etiqueta “orçamento enviado” com a cor vermelha. E assim quando o cliente não retorna após algum tempo eu envio uma mensagem, também pré-definida perguntando se ele ainda tem interesse em fechar o projeto. Essas etiquetas servem basicamente pra ajudar na organização e status de cada cliente.

Além das mensagens pré-definidas que podemos criar e das etiquetas que ajudam na organização existem também a possibilidade de mensagens automaticas. Quando o cliente enviar uma mensagem fora do horário de atendimento ele receberá imediatamente outra informando que não tem nenhum atendente disponível naquele momento. É possível também deixar uma mensagem automática de boas vindas para quando é o primeira mensagem de um futuro cliente.

Usar um atendimento rápido sempre vale a pena

Eu acredito muito no atendimento online através de chats e do whatsapp pois é comprovado que a chance do visitante interagir com uma dessas formas de atendimento é bem maior.

E você o que acha? Gostou do post?

Espero ter contribuído para o atendimento da sua empresa.

Até o próximo post!

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