Hospedagem paga: aprenda como decidir qual a melhor para o seu negócio

Seja um site simples ou uma loja de comércio eletrônico robusta, é essencial que as pequenas empresas tenham presença online. Escolher a empresa de hospedagem certa é uma das decisões mais importantes que um pequeno empresário fará. 

A forma como você se apresenta ao mundo online, a rapidez com que o site é carregado, se o site for desativado, diz muito sobre seus negócios para os consumidores. Existem vários recursos a serem avaliados na escolha de uma empresa de hospedagem na web, como, segurança, armazenamento, velocidade do site e preços. 

Também há sinais de alerta a serem considerados, como tempo de inatividade do site e críticas negativas. Nem toda empresa de hospedagem é ideal para o seu negócio. Aprenda o que procurar em um provedor de hospedagem e como saber qual deles atende às suas necessidades.  

Veja quais recursos de hospedagem na web os proprietários de pequenas empresas devem procurar, quanto você deve pagar pela hospedagem na web (incluindo taxas).

Quanto custam os serviços de hospedagem?

A maioria das empresas oferece vários planos de hospedagem que variam muito em preço. O que você paga depende do tipo de hospedagem (compartilhada, VPS, dedicada, nuvem, WordPress etc.) que você deseja e do plano escolhido. 

A maioria dos planos é baseada em uma taxa mensal. Você pode pagar mês a mês, anualmente, semestralmente ou trienalmente. A maioria dos fornecedores oferece preços promocionais para o primeiro período ou ciclo de cobrança e, em seguida, cobram uma taxa mais alta pela renovação.

O registro de domínio gratuito é outra vantagem que muitos provedores de hospedagem oferecem pelo primeiro ano de serviço. Após o primeiro ano, eles normalmente cobram uma taxa anual de aproximadamente US $ 15.

A duração do contrato que você escolher também afeta o preço. Embora algumas empresas de hospedagem na web ofereçam planos mensais, geralmente é mais barato pagar anualmente, semestralmente ou trienalmente. As melhores empresas de hospedagem oferecem um período de teste gratuito, normalmente 30 dias. Alguns, como o Dreamhost, oferecem um período de teste gratuito mais longo, por 97 dias. 

Se você cancelar dentro do prazo especificado, receberá um reembolso. No entanto, a maioria dos provedores ainda cobrará uma taxa de registro de nome de domínio e eles não podem reembolsar os recursos adicionais que você adquiriu.

Se você não tiver certeza de qual tipo de hospedagem é adequado para você, veja a seguir os diferentes tipos de serviço, bem como os prós e contras de cada um:

Hospedagem compartilhada: esse plano é ideal para pequenas e médias empresas com blogs ou sites básicos. Ele fornece muitas das funções necessárias do site, a baixo custo, geralmente começando com menos de US $ 10 por mês. No entanto, como o serviço hospeda seu site no mesmo servidor junto com outros clientes, às vezes ele pode ser desativado, especialmente quando há picos de tráfego intenso.

Hospedagem gerenciada: esse tipo de hospedagem é semelhante à hospedagem compartilhada, mas possui um nível adicional de suporte. Os fornecedores gerenciam seus sistemas operacionais, hardware e aplicativos. A forma mais comum é a hospedagem gerenciada do WordPress. A hospedagem WordPress é mais cara que a hospedagem compartilhada, mas oferece recursos abrangentes e opções de criação de sites, o que pode simplificar o processo de criação.

Hospedagem na nuvem:  com um plano de hospedagem na nuvem, seu site é hospedado em vários servidores em vez de apenas um. Alguns planos de hospedagem em nuvem podem ser mais técnicos, o que, se você tiver mais conhecimento em tecnologia, pode ser bom, porque você pode personalizar seu site e dimensionar seu servidor e sua infraestrutura. 

Para sites básicos com requisitos limitados de memória e CPU, os custos iniciais para hospedagem na nuvem são mais altos que os compartilhados na web, mas menores que os VPS. No entanto, os custos iniciais da hospedagem em nuvem gerenciada podem ser extremamente caros.

Servidores privados virtuais (VPS):  com o VPS, o provedor divide um servidor em serviços virtuais, o que significa que cada site é hospedado como um servidor dedicado enquanto ainda compartilha um servidor com outros sites. A hospedagem VPS começa de forma conservadora a US $ 20 por mês.

Servidores dedicados:  normalmente é o tipo de hospedagem mais caro, pois hospeda seu site em um servidor individual. É extremamente seguro, pois você não corre o risco de compartilhar seu servidor com vizinhos questionáveis. Oferece tempos de carregamento rápidos e é ideal para grandes empresas com sites de alto tráfego. Os custos começam em US $ 100 por mês.

Registro de nome de domínio:  muitas empresas de hospedagem oferecem registro de domínio gratuito ou transferência de site pelo primeiro ano em que você se inscreve. Cada ano consecutivo normalmente custa entre US $ 10 e US $ 15 a partir de então para registrar seu nome de domínio.

Quais recursos você deve procurar em um serviço de hospedagem na web?

Embora o preço seja certamente um fator chave para os pequenos empresários, há outros recursos que você deve considerar ao escolher um provedor de hospedagem.

Armazenamento e largura de banda: A quantidade de armazenamento e largura de banda necessária depende do que você planeja ter no seu site. Se você possui (ou planeja ter) muitas imagens de alta resolução ou lista um grande inventário em seu site, procure um plano com muito armazenamento. 

A largura de banda determina a rapidez com que as informações são enviadas para e do seu site. Portanto, se você tiver tráfego intenso, publique vídeos ou downloads em seu site, procure planos com uma quantidade maior de largura de banda. Preencha sua estimativa com espaço para picos de tráfego e crescimento. 

Além disso, esteja ciente dos planos “ilimitados”. Ilimitado nunca significa infinito. Você verá esse termo muito ao procurar serviços de hospedagem. Na maioria das vezes, esses planos baseiam suas reivindicações no cliente médio. Se o seu site exceder o valor alocado, você poderá suspender o serviço, cobrar uma taxa extra ou solicitar a mudança para outro plano.

Segurança: a segurança deve ser uma das principais preocupações das pequenas empresas, especialmente aquelas que possuem um site de comércio eletrônico. Os hosts de sites mais respeitáveis ​​têm criptografia SSL, proteção contra spam e alguma forma de backup do site. Se você estiver executando uma loja de comércio eletrônico ou precisar de segurança extra, veja além desses princípios. 

Por exemplo, muitas empresas de hospedagem oferecem níveis avançados de criptografia e outros recursos, como proteção contra DDoS e proteção contra hackers. Esses serviços geralmente são descritos nos planos mais avançados. Mesmo se você não possui ou precisa de um site de comércio eletrônico, ainda deve obter um certificado SSL.

Backups automáticos e restauração com um clique:  Os melhores serviços oferecem backups regulares e restauração com um clique. Os backups diários significam que, se o seu site for invadido ou comprometido devido a um erro, você poderá recuperar quase todas as suas informações. Pode ser a diferença entre uma interrupção de uma hora e uma que dura dias (ou meses) à medida que você recria o conteúdo. Além disso, é bom para a paz de espírito.

Suporte ao cliente:  Seja qual for a empresa de hospedagem de site que você considerar, tenha certeza de que ela responderá rapidamente às suas necessidades e que seus representantes são muito bem informados. 

A maioria dos serviços de hospedagem na web e na nuvem pode ser acessada rapidamente e oferece várias maneiras de contatá-los, como bate-papo ao vivo, suporte por telefone e emissão de bilhetes por email. Muitos também têm um blog ou base de conhecimento on-line que pode responder a perguntas frequentes sobre hospedagem na web.

O que esperar na indústria de hospedagem

A indústria de hospedagem está em constante evolução. Também é muito competitivo e, à medida que as empresas de hospedagem na web disputam novos usuários, surgem recursos avançados para os pequenos empresários. Esses avanços incluem melhor segurança, maior velocidade do site e ofertas de suporte personalizadas.

Aqui estão algumas tendências importantes que você deve conhecer:  

Segurança

A cibe segurança é um aspecto importante de qualquer site de pequenas empresas. À medida que mais e mais pequenas empresas são alvo de ciber criminosos, sua empresa de hospedagem é a primeira linha de defesa. Especialmente com a implementação das leis do Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR), a proteção de informações confidenciais está se tornando mais importante do que nunca. 

A maioria das empresas de hospedagem fornece no mínimo um certificado SSL, backups de sites e proteção contra spam contra seus planos de hospedagem. No entanto, procure um plano que ofereça criptografias de segurança mais avançadas, como proteção contra DDoS e proteção contra hackers. Alguns planos oferecem recursos de segurança abrangentes em todos os seus planos, enquanto outros os incluem apenas nos pacotes mais caros.

Melhor hardware

Capacidade de armazenamento e volume de tráfego são dois recursos em que as empresas de hospedagem competem. À medida que a tecnologia avança, espere que mais empresas de hospedagem implementem discos de estado sólido (SSDs) para melhor armazenamento e desempenho.

Conteúdo produzido por Adriano Luz, diretor da Hospedagem de Sites.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

×

Olá, tudo bem?

Em que posso ajudar hoje? Qual sua dúvida?

×