Estão querendo controlar a internet e todos os seus usuários?

Iniciamos o ano de 2012 com dois projetos de lei no parlamento americano que desencadearam uma discursão geralm em todo o mundo sobre a regulamentação e a sensura da internet. Os projetos são SOPA (Stop Online Piracy Act) e PIPA (Protect IP Act).

Caso estes projetos sejam aprovados haverá uma regulamentação na internet que pretende acabar com a pirataria. Mas consequemente poderão também controlar e até mesmo sensurar a internet.

Milhares de sites como Google, WordPress e Yahoo fizeram protestos nos Estados Unidos e também ao redor do mundo e de imediato Obama e vários congressistas se disseram contra tais projetos e pularam fora.

O protesto mais radical de todos foi o da Wikipédia em inglês que prometeu e cumpriu a promoessa de sair do ar por algumas horas.

O protesto realizado ganhou uma força que niguém esperava através de adesões de vários sites e usuários de internet por todo o mundo.

O principal motivos destas empresas de internet estarem contra estes projetos é que segundo elas esta medida é um tipo de sensura a sites e a liberdade de expressão.

Paralelo a isso tudo, aconteceu também uma mega operação internacional onde Kim Schmitz, o dono de um dos maiores sites de compartilhamento de arquivos do mundo, o Megaupload, foi preso e o próprio FBI anunciou quem tem mais outros 20 sites na mira. E em resposta ao fechamento do megaupload hackers atacaram o site do FBI e o site do Ministério da Justiça dos EUA.

Esses projetos de lei não tem como objetivo controlar a internet, o objetivo é simplesmente acabar com a pirataria na rede, mas querendo ou não, estariam controlado e limitando.

As intenções são boas mas o combate a pirataria deve ser mais estudado para que não exista o controle da internet em si.

O fato é que estes projetos podem limitar a internet de tal forma que estarão tirando o ar de liberdade como nós conhecemos. É bem provável que a internet só tem esse número gigantesco de usuários por causa dessa liberdade que ela nos oferece.

Há até quem diga que os Estados Unidos querem controlar a internet e que grandes corporações também estejam de olho nos benefícios desse “controle” .

O poder de comunicação entre pessoas comuns na internet é de assustar mas será que alguém poderia ter controle total sobre este poder?

Entre todas as coisas inventadas pelo homem a internet se tornou a inveção mais revolucionária de todos os tempos. Ganhou um poder a ser respeitado e quem sabe até desejado.

Estão querendo controlar a internet e todos os seus usuários?
Avalie esta página
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *