Woocommerce é Bom? Vale a pena ter uma loja virtual Woocommerce

Woocommerce é Bom? Vale a pena ter uma loja virtual Woocommerce

Dessa vez quero mostrar para você, porque vale a pena ter um loja virtual em Woocommerce. Com esse post você irá entender tudo sobre o Woocommerce, desde quais os tipos de produtos que você conseguirá vender com esse plugin do WordPress até suas principais limitações e problemas.

Além disso, vou listar para você alguns temas premium para Woocommerce. Usando um desses temas WordPress premium você terá uma loja virtual com um design impecável e extremamente profissional.

Entendo o que é Woocommerce

Woocommerce é o nome de um plugin do WordPress, capaz de transformar qualquer site WordPress em uma loja virtual completa. E quando eu digo loja virtual completa, estou querendo dizer que com o Woocommerce você consegue vender qualquer tipo de produto. De camisetas a equipamentos industriais, você consegue vender qualquer coisa.

Embora seja apenas um plugin do WordPress, não se engane, ele consegue ser um dos sistemas de e-commerce mais robustos que existem atualmente. Inclusive existem diversos comparativos entre Woocommerce e outras grandes plataformas como Magento, onde o Woocommerce não fica nada atrás.

Me arrisco a dizer que, como o WordPress é responsável por mais de 30% dos sites que existem na internet, o Woocommerce talvez seja a plataforma de loja virtual mais usada atualmente.

Woocommerce é seguro

Como o WordPress é o CMS mais usado do mundo, então, consequentemente, também é a ferramenta mais atacada. Por isso, se você quer ter uma loja virtual em WordPress com o plugin Woocommerce, deve dar muita atenção a segurança do site.

E não tem muito segredo para manter sua instalação WordPress segura. Eu tomo os seguintes cuidados ao criar uma loja virtual em Woocommerce.

  1. Escolho uma hospedagem WordPress confiável. É muito importante que a hospedagem escolhida para criar sua loja virtual seja de um empresa conhecida ou no mínimo, especializada em WordPress. Falo especializada porque algumas hospedagens de sites convencionais podem apresentar limitações para o WordPress. Já as hospedagens WordPress especializadas garantem o funcionamento correto de todos os recursos do WordPress/Woocommerce.
  2. Outro ponto muitíssimo importante é o Certificado SSL, aquele https antes do nome de domínio da sua loja. Esse certificado poderá ser disponibilizado gratuitamente por sua hospedagem, ou precisará ser contratado. Basta você verificar com sua hospedagem WordPress como instalar o seu certificado SSL.
  3. Instalar somente plugins e temas confiáveis. Em alguns casos, já vi pessoas baixando plugin de sites, no mínimo duvidosos, e isso com certeza pode trazer algum prejuízo no futuro. O ideal é baixar e instalar somente plugins diretamente do diretório oficial do WordPress. Já o tema Woocommerce deve ser adquirido somente em sites conhecidos. O problema de usar um tema pirata, aquele tema em que é pago mas você achou grátis em algum site e baixou, é que ele geralmente vem com algum tipo de código malicioso para danificar seus arquivos, ou roubar informações de clientes.
  4. Manter o WordPress sempre atualizado. Não só o WordPress, mas é muito importante que você mantenha também todos os plugins e temas sempre na última versão. Isso garante, além da correção de bugs, uma maior segurança.

Woocommerce vale a pena?

Eu já uso o Woocommerce para desenvolver projetos para clientes há muitos anos, acho que praticamente desde quando o Woocommerce surgiu para WordPress. E naquela época era um pouquinho mais difícil porque ainda não existia possibilidade de integrar com módulos de pagamento brasileiros nem correios. Mas hoje tudo isso é mole de fazer.

Se alguém me perguntar se vale a pena, vou dizer que sim. O Woocommerce consegue ser eficaz, tanto para pequenos negócios, como para médios e grandes negócios.

Como usar o Woocommerce

Qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico consegue criar facilmente uma loja virtual usando um tema WordPress grátis e algumas dicas no Google.

A única que você precisa fazer além de instalar o WordPress e instalar o Woocommerce é configurar alguns outros plugins, como o plugin do pagseguro e dos correios, caso você queira usar o calculo de frete automático.

Recursos Woocommerce

Além de conseguir vender qualquer produto com o Woocommerce você também consegue integrar qualquer plataforma de recebimentos como pagseguro, paypal, gerencianet, entre outros.

O Woocommerce é muito completo e por isso ele já vem com os seguintes recursos nativos:

  1. Gestão de estoque. Você consegue dizer quantos produtos tem e o que acontecerá com aquele produto caso ele fique zerado.
  2. Gestão de pedidos. Aqui você tem acesso a todos os pedidos dos clientes e pode mudar manualmente o status do pedido. Você terá acesso ao endereço do cliente e outros dados pessoais por essa área. Você também saberá se ele já concluiu o pagamento ou se o pedido ainda está aguardando o pagamento.
  3. Cupons de desconto. Com o Woocommerce você consegue criar um cupom de desconto por percentagem ou valor real. Você consegue também criar algumas regras de uso para esse cupom, como por exemplo, só poderá ser usado uma vez por clientes; ou ainda, só poderá ser usado para um único produto.
  4. Relatórios diversos. Nos relatórios você consegue ver qual o produto mais vendido, qual quantidade de pedidos e vendas de determinado período.
  5. Integração com os correios. Com o uso de um plugin dos correios você consegue automatizar o cálculo do frete e adicionar ao pedido do seu cliente o valor do frete exato. Esse cálculo é feito usando as dimensões e peso do produto, juntamente com o cep do cliente e o cep de origem.
  6. Recebimento online. Utilizando também alguns plugins você consegue configurar os principais intermediadores de pagamento como pagseguro, paypal, gerencianet e até operadoras convencionais de cartão de crédito. Além disso, você pode também disponibilizar o pagamento por boleto bancário.

Problemas e limitações Woocommerce

Um dos maiores problemas, no meu modo de ver o Woocommerce, é que ele precisa ser constantemente atualizado assim como o WordPress em geral. Não que isso o pior problema do mundo, mas nessas atualizações, vez ou outra, pode haver alguma incompatibilidade entre plugins e temas.

Por isso a grande dica que deixo aqui é, sempre antes de fazer qualquer atualização, faça um backup do atual estado do seu site. Pois assim, caso haja algum problema e a solução seja um pouco mais complicada, você restaura o backup e busca uma solução para o problema da atualização.

Sites em Woocommerce

Abaixo vou deixar alguns sites realmente muito bons que foram desenvolvidos em Woocommerce:

  1. soprazerecia.com.br – Loja virtual de Sex Shop
  2. swimcount.com.br – Loja de teste de fertilidade masculina
  3. clubedesabao.com.br – Loja virtual de sabonetes naturais
  4. decormdfmt.com.br – Produtos em MDF

Pois é, esses sites incríveis foram feitos com Woocommerce que, pra mim, é a melhor plataforma de loja virtual que conheço.

Temas WordPress para Woocommerce

Existem duas formas de você criar sua loja virtual com o Woocommerce. Uma delas é usar temas Woocommerce Grátis. E a outra é usar um tema pago.

Os temas grátis geralmente vem com algumas limitações mas são uma excelente escolha para quem está começando agora a criar uma loja virtual com woocommerce. Uma idéia é você começar com um tema grátis apenas para fazer testes ou para usar em lojas extremamente simples.

Já os temas pagos são mais profissionais e possuem um design muito mais requintado e elegante. Se você quer realmente impactar seu cliente com uma loja virtual de alto nível, a solução é comprar um tema Woocommerce

Resumo

Então, eu considero o Woocommerce uma das melhores plataformas de e-commerce que existe. Isso porque além de ser feito para o WordPress, que é uma ferramenta extremante simples de gerenciar, também tem uma comunidade muito grande e que consequentemente, ajuda muito na evolução e melhora do WordPress.

Além disso, por ter atualizações constantes ele se mantém sempre seguro, pois, assim que é encontrado alguma falha de segurança, quase que instantaneamente, a equipe do Woocommerce libera uma atualização para essa correção.

Eu já uso Woocommerce e indico para meus clientes desde 2012 e nunca tive qualquer tipo de problema sério.

Como qualquer ferramenta online, nada é 100% seguro, mas se você seguir a risca, todas as dicas de segurança oferecidas pela comunidade Woocommerce, com certeza, sua loja virtual estará muito segura.

Alguns desenvolvedores de outras plataformas, atacam o Woocommerce, dizendo que ele não passa de um plugin e por isso não é indicado para lojas virtuais grandes, mas isso é apenas argumento de quem não conhece a fundo essa ferramenta fantástica.

O que eu dico para qualquer pessoa que me pergunta sobre o Woocommerce é que ele é sim, muito bom, tanto para pequenos negócios, quanto para médios e grandes.

Woocommerce é Bom? Vale a pena ter uma loja virtual Woocommerce
5 (100%) 4 voto[s]

Seu comentário é importante, deixe aqui.