Como criar uma loja virtual com Woocommerce/Wordpress

Como criar uma loja virtual com Woocommerce/Wordpress

Dessa vez mostro para você como criar uma loja virtual em WordPress usando o plugin Woocommerce. Esse é o melhor sistema de e-commerce que conheço e já uso desde 2012, sem arrependimentos.

Uma das maiores críticas ao WordPress é a segurança, mas afirmo com toda certeza, que você consegue ter uma loja virtual completa e segura com o Woocommerce, desde que você tome todos os cuidados e siga as dicas que sempre posto em meus canais.

Woocommerce é bom?

Primeiro precisamos entender que qualquer plataforma de e-commerce possui limitações. E o que deve influenciar se o seu negócio deve, ou não, usar determinada plataforma é a sua necessidade. Mas algumas plataformas são extremamente engessadas, o que não é o caso do Woocommerce.

Pra mim, a grande vantagem do Woocommerce é que ele usa WordPress e o WordPress é facilmente personalizável. Explico melhor, os recursos que o Woocommerce não possuir nativamente, podemos adicionar usando plugins, que são scripts capazes de adicionar novos módulos e funcionalidades em sua loja virtual. E é muito simples adicionar um novo plugin, seja ele pago ou grátis.

Sendo assim, afirmo com todo certeza que o Woocommerce é capaz de vender qualquer coisa, com raríssimas exceções.

Outra informação importante sobre o Woocommerce é que ele possui constantes atualizações para correção de bugs e segurança. O problema dessas atualizações, tanto do Woocommerce como do próprio Wordress, é que, podem inviabilizar alguns plugins. E, nesse caso, o dono do site deve atualizar os plugins também, ou substituir esse plugin, caso o desenvolvedor não tenha atualizado.

Para responder essa pergunta se o Woocommerce é realmente bom, tenho alguns dados sobre essa plataforma de e-commerce, que considero a melhor plataforma de código aberto até agora.

  1. 30% de todos as lojas virtuais que existem atualmente no mundo utilizam Woocommerce.
  2. Você consegue instalar na hospedagem que desejar, desde que respeitados os requisitos mínimos do WordPress.
  3. Pode usar usar um nome de domínio próprio, ex: lojadogerson.com.br
  4. Não precisa de conhecimento técnico para criar sua loja virtual com Woocommerce
  5. Pode usar um tema Woocommerce premium, grátis ou exclusivo.
  6. Pode instalar quantos plugins achar melhor
  7. Não existe limitação de produtos ou vendas
  8. Consegue integrar o sistema de frete aos correios e transportadoras diversas.
  9. Consegue integrar vários intermediadores de pagamentos como pagseguro, paypal, mercadopago, entre outros. Você consegue também integrar boletos bancários do seu banco.

Tire sua própria conclusão com as informações acima. Claro que, cada negócio tem sua particularidade, então cabe a você, conhecedor do seu negócio, avaliar se vale a pena ou não investir na criação de loja virtual com Woocommerce.

Criar loja virtual grátis com Woocommerce

O Woocommerce, plugin do WordPress, é gratuito e qualquer pessoa consegue instalar e usar sem pagar nada. Mas como é uma plataforma de e-commerce de código aberto, você precisará contratar uma hospedagem WordPress e um nome de domínio. Mas vou mostrar para você como fazer isso.

Hospedagem para Woocommerce

O ideal é contratar uma hospedagem especializada em WordPress para rodar o Woocommerce com todos os recursos liberados. E, no tutorial de como criar sua loja virtual com Woocommerce eu vou mostrar para você o passo a passo de como contratar essa hospedagem.

Como criar uma loja virtual em 2019

Já que você aprendeu um pouco mais sobre o que é Woocommerce e que tipo de hospedagem WordPress contratar, agora eu vou mostrar para você, passo a passo, como criar uma loja virtual completa em Woocommerce.

Lembrando que a loja virtual do vídeo tutorial foi desenvolvida usando um tema grátis e por isso tem um visual bem simples, mas você conseguirá mudar o tema conforme desejar. Eu separei alguns temas O mais importante é que você aprenderá como instalar todos os recursos necessários para que sua loja virtual consiga funcionar plenamente.

Vídeo de como criar sua loja virtual em WordPress

Temas premium para Woocommerce

O grande problema de usar temas grátis no WordPress é que são bem limitados. Mas, você pode comprar um tema Woocommerce. Os temas pagos tem muito mais recursos e um design extremamente profissional.

Eu separei dois temas premium que já usei e indico: Temas Premium para Woocommerce

Como criar uma loja virtual com Woocommerce/WordPress
5 (100%) 4 voto[s]

Seu comentário é importante, deixe aqui.