Como fazer backup do Wordpress no Google Drive com o plugin UpdraftPlus

Como fazer backup do Wordpress no Google Drive com o plugin UpdraftPlus

A maioria dos servidores de hospedagem WordPress compartilhada oferecem um serviço de backup, e isso é muito bom, mas não indicado confiar somente nesse serviço de backup automático que o servidor oferece já que pode acontecer, e já aconteceu comigo, do serviço falhar bem no momento em que você mais precisa.

No meu caso, tive o site infectado e boa parte dos arquivos ficaram corrompidos. Eu ingenuamente achei que bastava restaurar o backup que o servidor me ofereceu, mas logo percebi que a restauração estava dando falha e entrei em contato com o servidor mas, pra minha infelicidade e desespero, a restauração do backup não seria possível por que também estava corrompida.

Desde então, eu não confio tanto em qualquer tipo de backup do próprio servidor de hospedagem. E nessa desconfiança, e querendo diminuir os riscos, eu fui atrás de um plugin para WordPress, já que praticamente todos os meus sites usam temas premium wordpress, que fizesse o backup do site em outro local que não fosse o próprio servidor onde o site estava hospedado. E aí encontrei ele O Updraftplus.

E hoje vou mostrar para você como configurar esse plugin para salvar uma cópia do seu site no Google Drive.

Vamos lá então?

Vantagens do plugin Updraftplus

A principal vantagem desse plugin é que tudo é feito diretamente pelo painel de administração e assim eu não preciso utilizar ftp ou editar qualquer arquivo via ftp.

Outro grande diferencial o Updraft é que, embora ele seja pago também possui um versão grátis onde você consegue fazer os backups normalmente.

Abaixo vou listar algumas vantagens, que eu conheci usando esse plugin de backup e restore:

  1. A integração com o Google Drive é muito fácil e ainda oferece possibilidade de integração com diversos outras opções de núvem como por exemplo, Dropbox, Amazon S3, Microsoft One Drive, entre vários outros.
  2. Após integrado com a núvem o backup é feito é um único clique, assim como a restauração
  3. Ao fazer o backup você escolhe os arquivos que devem ser enviados para a núvem. Por exemplo, você pode querer fazer backup apenas do banco de dados, ou apenas da pasta do tema, ou ainda apenas da pasta dos plugins.
  4. Assim como no backup a restauração é feita de uma forma que você escolha quais arquivos deseja restaurar individualmente.
  5. Outra vantagens que eu, pessoalmente, achei fantástica é a possibilidade de programar o horário dos backups. Na versão grátis você não consegue escolher exatamente o horário mas consegue programar o backup para diário, semanal, mensal e algumas outras opções disponíveis

Veja também: Os melhores temas WordPress

Como instalar o plugin

A instalação é como qualquer outro plugin você deve ir em plugins >> adicionar novo, e em seguida digite no campo de busca Updraftplus.

Agora basta clicar em instalar e depois em ativar.

Como configurar

Depois que ativar você deve ir em CONFIGURAÇÕES >> Backups do UPdraftplus e em seguida clique na aba CONFIGURAÇÕES.

Agora você deve inserir a periodicidade em que os backups devem ser realizados para os arquivos e o banco de dados.

O próximo passo é escolher o armazenamento remoto onde você deseja salvar o backup do seu site. No exemplo eu marquei o Google Drive, pois atualmente eu salvo todos os meus projetos lá. Mas você pode escolher qualquer um dos armazenamentos, desde que você tenha conta registrada neles.

Agora você deve clicar em salvar. Perceba que o Updraftplus precisa pedir autorização ao Google Drive e para autorizar você deve clicar no link para autorizar o acesso, fazer login na sua conta do Google e clicar no botão PERMITIR, exibido após o login e para finalizar clique em COMPLETE SETUP.

Pronto o plugin Updraftplus foi instalado e configurado e agora você pode ficar tranquilo que ele irá gerar um backup e salvar no Google Drive na periodicidade que você escolheu.

Como fazer o primeiro backup

Se Preferir você pode fazer um backup manual também basta você ir na aba BACKUP/RESTAURAÇÃO e clicar no botão chamado BACKUP AGORA, escolher quais arquivos deseja fazer o backup e clicar novamente em BACKUP AGORA para que o Updraftplus faça um backup no Google Drive.

Veja também: A melhor hospedagem para WordPress

Resumo

Nesse post eu ensinei como instalar e configurar o plugin de backup e restore UpdraftPlus. Você viu de uma forma simples como salvar uma cópia do seu site WordPress diretamente no Google Drive.

Vimos também as principais vantagens desse plugin que realmente é muito útil para qualquer site que use temas WordPress.

Você pode até achar desnecessário fazer o backup de seu site em outro lugar já que na sua hospedagem já existe um sistema de backup. Mas nós conseguimos valorizar esse tipo de plugin somente no momento de desespero, e por isso, afirmo com toda certeza, é indispensável fazer o backup de seu site foram do servidor de hospedagem.

Espero que você você tenha gostado desse post e pretendo postar mais informações relacionadas ao WordPress aqui nesse site e também em minhas redes sociais como Facebook, Instagram, Twitter e Youtube.

Se você tiver alguma dúvida relacionada ao processo de instalação ou configuração desse plugin, fique a vontade para me chamar aqui nos comentários.

Até o próximo post!

Como fazer backup do WordPress no Google Drive com o plugin UpdraftPlus
3 (60%) 2 votos

Seu comentário é importante, deixe aqui.