Meus formulários de contato do wordpress pararam de funcionar. E agora como resolver?

Meus formulários de contato do wordpress pararam de funcionar. E agora como resolver?

Hoje quero mostrar para você como resolver um problema muito corriqueiro para quem tem site que usa temas wordpress. Seu site está funcionando perfeitamente e os formulários do seu site também estão trabalhando lindamente, mas de repente seus formulários param de enviar mensagens e você não sabe o que pode ser.

Isso foi o que aconteceu comigo recentemente e usando minha experiência com o assunto vou mostrar como usar um plugin de SMTP e como configurar o plugin contact form 7 de forma correta após a instalação desse plugin.

Espero que você goste. Tenha uma boa leitura!

Porque o formulário de contato parou de funcionar

Existem vários fatores que podem fazer o seu formulário de contato parar de funcionar e entre eles estão; mudança na configuração no servidor da hospedagem do seu site, incompatibilidade com algum plugin na sua instalação do wordpress, incompatibilidade com algum recurso do seu tema wordpress ou até mesmo uso de algum CDN como cloud flare.

Se o seu servidor de hospedagem não é dedicado ou VPS com certeza você está sujeito a passar por essa situação onde após alguma alteração na configuração influencia diretamente no funcionamento do seu formulário de contato no WordPress. Isso geralmente ocorre quando o seu servidor não permite ou desabilita o envio de mensagens usando a função mail() do php.

Talvez o seu plugin de formulários de contato pare de funcionar por causa de algum outro plugin. Isso pode acontecer principalmente para instalações que usam muitos plugins e a solução é você ir desabilitando esses plugins um a um até o formulário voltar a funcionar. E se ficar confirmado de que era realmente um plugin você pode substituir um dos dois plugins.

Já enfrentei situações em que o problema era simplesmente com um recurso do tema premium wordpress que eu usava. Para a minha felicidade, como era um tema oficial, e não pirata, os desenvolvedores me deram todo o suporte e solucionei tal dificuldade. O que não teria acontecido se fosse um tema pirata.

Entendo como o WordPress envia mensagens por padrão

Por padrão o wordpress utiliza a função mail() do php com já disse anteriormente. E quando, por algum motivo essa função não está habilitada os cadastros nos formulários de contato simplesmente não são enviados para lugar nenhum. Em alguns casos pode até acontecer de aparecer a mensagem informando que o texto foi enviado com sucesso mas no fim das contas não chega nunca.

O que os plugins de SMTP fazem é a reconfiguração da função mail() do php para permitirem o acesso a servidores smtp de terceiros como yahoo, gmail, hotmail entre outros.

Um dos plugins de formulários de contato mais usados é o Contact Form 7

Como grande maioria dos sites que eu gerencio possuem o contact form 7 instalado então, naturalmente, eu tenho mais experiência em resolver o problema com esse plugin mas o mesmo processo que usarei para resolver esse problema também pode ser usando para outros plugins de formulários de contato. Basta você encontrar nas configurações do plugin algum ítem relacionado a SMTP.

Plugin de SMTP mais confiável

O plugin de SMTP que funciona em praticamente todos os servidores de hospedagem e que eu mais gosto de usar é o WP Mail SMTP. A instalação dele é bem simples e ele oferece suporte aos e-mails do Gmail, embora o processo de configuração é um pouco mais complexo para sites do Gmail.

Resolvendo de vez o problema e configurando o plugin de SMTP

O processo de instalação e configuração desse plugin é bem simples basta seguir o passo a passo abaixo:

  1. Primeiro encontre o plugin clicando em plugins >> adicionar novo e digite WP Mail SMTP.

  1. Agora clique em “instalar agora” e depois em “ativar”
  2. Feito isso você deve ir até Configurações >> WP Mail SMTP e você terá a tela de configuração.
  3. Configure conforme desejado e depois clique na aba “email test” para testar.

Se, ao testar, você não conseguiu receber a mensagem no seu e-mail provavelmente você configurou de forma errada.  Mas se você recebeu a mensagem de teste, então agora basta ir até o formulário de contato e inserir o mesmo e-mail que você configurou no WP mail SMTP como remetente.

Como evitar esse tipo de problema

Infelizmente cedo ou tarde vamos passar por alguma situação dessa em que o formulário de contato simplesmente para. Acredito que existam duas causas principais e que devem ser levados em conta para que os problemas relacionados ao wordpress sejam minimizados que são a escolha errada da hospedagem do site e o uso de temas e plugins piratas.

Escolher uma hospedagem de site especializada em wordpress é uma das soluções. Embora sejam um pouco mais cara do que as hospedagens convencionais, esse tipo de servidor está pronto para deixar o wordpress mais funcional e libera todos os recursos que ele precisa para ter o melhor desempenho possível

Usar sempre temas e plugins originais é a outra escolha de extrema importância. A maior parte dos problemas relacionados ao funcionamento do wordpress tem a ver com infecções que são causadas pelo uso de plugins ou temas piratas.

Meus formulários de contato do wordpress pararam de funcionar. E agora como resolver?
5 (100%) 5 votos

Seu comentário é importante, deixe aqui.