Meu site ainda não aparece nas pesquisas do Google, o que devo fazer?

O Google é a maior ferramenta de busca da atualidade e mais usada no Brasil para pesquisas diversas. Se você tem um site novo e ainda não está sendo exibido nos resultados de pesquisas do Google talvez seja porque o Google ainda não sabe que seu site existe ou a agência de criação de sites não desenvolveu seu projeto pensando em SEO.

Nós vamos ver neste post como acelerar a indexação do seu site pelo Google e vamos ver também como usar técnicas de SEO básicas para que, além de ser indexado seu site também tenha um bom desempenho e apareça na melhor posição possível.

Tenha uma boa leitura!

Tipos de resultados nas pesquisas do Google

Atualmente quando fazemos uma busca usando a ferramenta de pesquisa do Google temos dois tipos de resultados que são resultados de links patrocinados e os resultados da busca orgânica ou resultados naturais. A diferença entre eles é que nos links patrocinados aparece a tarja “anuncios”.

Para seu site aparecer nos resultados dos links patrocinados basta criar uma conta no Google Adwords, configurar suas palavras-chave e fazer um depósito inicial no valor que desejar. No Google adwords você paga por clique, ou seja, seu site aparece nos resultados com aquela tarja “anúncio” e somente quando o visita clicar em seu site é que você será cobrado.

Para aparecer nos resultados naturais, que são todos aqueles que não tem a tarja “anúncio” você deve ser indexado pelo Google e desenvolver um trabalho de SEO. Diferente do Google Adwords onde o link do seu site aparece imediatamente após configurar uma campanha, nos resultados orgânicos é necessário um tempo até que seu site comece a aparecer.

Como o Google consegue descobrir novos sites e indexar?

O google consegue encontrar seu site somente se você tiver link apontade de outro site para o seu ou você cadastrar manualmente a URL do seu site no Google utilizando um formulário próprio para cadastro de novos sites.

Se seu site é novo talvez demore algumas semanas até seu site aparecer nos resultados da busca orgânica do Google.

A forma de saber se seu site já está indexado é digitar diretamente no formulário da busca do Google “site:seusite.com.br“. Subsitua o texto em vermelho pelo endereço do seu site.

Ferramentas que auxiliam no processo de indexação nos resultados do Google

Você já viu como cadastrar manualmente a URL do seu site no Google e agora vou apresentar para você uma ferramenta um pouco mais complexa para quem nunca usou mas ajuda muito na “conversa” do seu site com o algoritmo do Google que o Google Webmasters.

O Google Webmaster é um conjunto de ferramentas que diz ao Google qual página deve indexar e qual página deve deixar fora das pesquisas. Para usar essa ferramenta você deve ter um conhecimento de sitemap.xml e robots.txt. É fácil entender como funciona. É indicado principalmente para profissionais web como o próprio nome diz, mas qualquer um consegue usar.

Para se cadastrar no Google Webmaster basta seguir o link: https://www.google.com/webmasters/

Como aparecer na primeira página do Google

Já vimos como fazer um site aparecer nos resultados das pesquisas do Google e isso é muito fácil mas o difícil é fazer o site aparecer entre os primeiros para a palavra-chave desejada. Principalmente se essa palavra-chave tem uma concorrência muito grande. Para isso é necessário realmente um trabalho de SEO mais profundo.

Técnicas básicas de SEO

SEO (Seach Engine Optimization) que eu chamo simplesmente de otimização de sites é um conjunto de práticas que tornam seu site mais relevante para os resultados do Google. Segue abaixo alguns dos critérios que considero mais importantes para que seu site comece a subir no ranking do site.

  1. ULR amigável é o primeiro passo para seu site ganhar relevância. Uma url amigável é aquela que não tem caracteres estranhos e sem sentido em seu endereço. É melhor seusite.com.br/nome-do-produto do que seusite.com.br/?4545&.
  2. O tempo de carregamento do site também ajuda muito no posicionamento nas buscas do Google. Geralmente otimizar as imagens usadas no site já diminui muito o tempo de carregamento do mesmo. Você pode medir o tempo de carregamento do seu site usando o PageSpeed Insights
  3. Use uma boa descrição que contenha a palavra-chave na meta tag description. Essa é a descrição que irá aparecer nos resultados do Google.
  4. Crie conteúdos de qualidade para o Blog do seu site. Isso é importante porque se seu site é atualizado constantemente você pode ter um posicionamento melhor que o seu concorrente.

Existem várias outras formas de melhorar seu posicionamento nas buscas do Google que você pode aprender facilmente com um pouco de tempo para estudar e um pouco de conhecimento em html.

O mais importante é não esperar um resultado imediato já que SEO é um trabalho de médio/longo prazo. Na maioria dos meus projetos eu comecei a ter os primeiros resultados após uma média de 06 meses com um trabalho intenso de SEO.

Espero ter esclarecido um pouco sobre como funciona o processo de cadastrar seu site no Google e como melhorar seu posicionamento.

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Até o próximo post

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