O sistema de gerenciamento de conteúdo que mudou a cara da web

Você sabe o que é um CMS? Caso não saiba leia também: Você sabe o que é um CMS?.

Desde suas versões iniciais o WordPress já mostrava que poderia oferecer algo a mais para a internet. Hoje ele é responsável por mais de 12% de todos os sites que você ver na web segundo o próprio fundador e isso se dá pelo motivo dele ter total capacidade de gerenciar sites complexos, possuir uma infinidade de plugins e ser altamente customizável.

O que é o WordPress?

O WordPress é um CMS (Content Management system) que quer dizer Sistema de Gerenciamento de Conteúdo. Criado por Matt Mullenweg em meados de 2003 e atualmente é licenciado sob a GNU General Public Licence, sendo assim gratuito. O WordPress foi desenvolvido na linguagem de programação PHP para o banco de dados MySql.

O wordpress surgiu como um simples sistema de gerenciamento de blogs, mas logo começou ir mais longe até se tornar este fantástico CMS que é praticamente perfeito.

Segundo um artigo da revista Wide, dos 255 milhões de sites existentes na web, cerca de 30,6 milhões só existem graças ao WordPress. Isso quer dizer que atualmente a criação de Matt é o CMS número 1 do mundo.

O WordPress trouxe muta coisa nova para a web, e sem dúvidas está muito a frente da concorrência. Poderoso como sistema de blog, robusto e flexível como CMS.

Prêmios

Como prova de que é um CMS de destaque o WordPress vem faturando diversos prêmios. Um dos mais recentes é o Open Source Web App of the Year Award no The Critters, prêmio de aplicação web código aberto do ano realizado em 2011.

Em 2010 ganhou também o Hall of Fame CMS no 2010 Open Source Awards, em 2009 faturou o Open Source CMS Award e em 2007 o prêmio packet de CMs código aberto.

Evolução

A partir do lançamento da versão 3.1, o WordPress trouxe mais uma grande quantidade de possibilidades e recursos como customização de tudo através das novas apis.

Trouxe também a fusão do WordPress com o WordPress MU. Este último é um sistema que tinha por característica principal o gerenciamento de vários sites a partir de uma única base. Após a fusão de ambos designers e desenvolvedores agora podem gerenciar vários sites da mesma área de gerenciamento, o que antes não era possível.

A ferramenta está bem mais rosbusta que antes, isso é fato. Além de se tornar uma ferramenta mais flexível e amigável o WordPress tem tudo para melhorar a cara dos sites e tornar os sites cada vez mais incríveis.

Sites que utilizam WordPress como CMS

Seguem alguns sites brasileiros desenvolvidos para a plataforma CMS WordPress.

O Site do ministério da cultura: www.cultura.gov.br

O site da escola de idiomas CCAA: www.ccaa.com.br

Prefeitura de Olinda: www.olinda.pe.gov.br

O sistema de gerenciamento de conteúdo que mudou a cara da web
Avalie esta página
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *