Vou mostrar para você mais um projeto de desenvolvimento de site bem sucedido, e que nossa equipe teve o previlêgio de fazer parte. Estou falando da criação do site para ONG Moradia e Cidadania.

Nossa equipe trabalha com a produção de sites e e-commerce desde 2013 e é especialista em criação de sites profissionais. Além de desenvolvimento de sites, trabalhamos também com a criação de e-commerce profisisonal e SEO (tráfego orgânico no maior buscador do mundo).

Criação de sites para ONG, por onde começamos?

Antes de tudo, a equipe da ONG foi super prestativa em informar em detalhes, todos os dados necessários ao acesso administrativo do site. páginas mais críticas e todas as informações necessárias à produção do novo site, através do briefing.

O objetivo principal do novo site era melhorar a interface pública, o layout do site. Ao mesmo tinhamos que garantir que nenhuma das informações fossem comprometidas ou perdidas.

O desafio era migrar a grande quantidade de páginas para a nova plataforma e todos os outros dados. Quero ressaltar que apesar da presidência ficar em Brasília, a ONG possui coordenações em todos os estados do Brasil, e por aí podemos imaginar o tamanho do site.

Nossa equipe se empenhou em resolver todos os problemas que apareceram no meio do caminho, e com a ajuda da equipe da ONG conseguimos finalizar esse projeto que acabou ficando fantástico.

Plataforma usada na criação de sites para ONG

Eu costumo dizer que não precisamos ficar reinventando a roda. O site atual da ONG Moradia e Cidadania estava utilizando a plataforma de código aberto WordPress. Por este motivo, não vimos necessidade de migrar de plataforma ou até mesmo de criar um software apenas para gerenciar o novo site, já que o WordPress tem tudo o que precisariamos para deixar o site realmente como queriamos.

Uma das grandes vantagens do WordPress é que ele é muito intuitivo, então é muito fácil de criar um treinamento para o responsável pelo gerenciamento do conteúdo na plataforma. Em poucos passos, rapidamente o gerente de conteúdo do site vai conseguir dominar o sistema.

Outra vantagem de usar o CMS WordPress na criação de sites para ongs é que, com ele, podemos expandir de forma quase infinita as funcionalidades do site com o uso de plugins, que é a forma de criar aplicativos para o site.

E com a ajuda do WordPress e de alguns plugins conseguimos desenvolver outras funcionaliades como sistema de doação online, área restrita para membros, sistema de votação para assembléias.

Principais recursos utilizados na criação de site para ong

Painel Administrativo. Utilizar o WordPress como painel ajudou muito na criação do site, principalmente porque foi mais fácil não precisar migrar milhares de arquivos para outra plataforma e garantimos a estabiliade do sistema com atualizações e implementação de métodos de segurança para blindar o WordPress contra qualquer tipo de ataque.

Por falar em segurança, essa é uma das dificuldes de quem usa wordpress e não tem conhecimentos suficientes para melhorar o seu sistema de segurança. Por ser um CMS muito popular, a quantidade de tentativas de ataques diários ao painel wordpress é muito grande, e isso exige alguns cuidados adicionais na segurança do software.

Tema WordPress. O tema foi totalmente cutomizado. Utilizamos um tema premium como base e a partir dele desenvolvemos todo o layout, criando personalizações com uso de css, html e php.

Alguns desenvolvedores resistem ao usar temas wordpress, porque acreditam que criando o tema do zero é mais fácil de encurtar o caminho para a conclusão do projeto. Mas, dependedo do nível de conhecimento do desenvolvedor no tema, é muito mais rápido usar um tema WordPress premium.

Mobile first. Um dos pontos a ser levado em consideração ao criar um site é sempre o mobile. E aqui na GB Sites sempre estamos trabalhando com o conceito mobile first. Mobile first é desenvolver primeiro para os aparelhos móveis como smartphone e tables, e somente após isso, desenvolver para o desktop.

Sistema de votação online. No caso da ONG Moradia e Cidadania, era necessário a implantação de um sistema de votação online para as assembléias. A solução foi utilizar um plugin com algumas personalizações de CSS e PHP.

Sistema de doação online. Uma das dificuldades em criar um sistema de doação, principalmente em sites com coordenações em vários locais é definir para qual coordenação essa doação é feita, se for usado um plugin. Mas em nosso caso, conseguimos driblar esse problema com um plugin premium que resolveu toda a situação das doações e ainda conseguimos captar doações por vários meios de pagamento, como cartão de crédito, boleto, transferência, pix…

Como funciona a criação de site para ONG

Aqui na GB sites temos um processo muito bem estruturado que tem por objetivo tornar o desenvolvimento do projeto fluido.

Uma vez que é colhido o briefing é também feita uma reunião para alinhamento entre as equipes GB Sites e cliente, o desenvolvimento do projeto segue um modelo padrão que tem por objetivo dividir o projeto em etapas.

Trabalhando com etapas o cliente tem uma visão geral do que está sendo feito e do que ainda falta concluir.

Quanto custa a criação de site para ONG

O preço de um site para ONG depende muito dos tipos de aplicativos que teremos, como por exemplo, sistema de votação para assembleias, sistema de doação online, sistema restrito a membros e por aí vai.

O que posso dizer, baseado nos valores cobrados no mercado de criação de sites em Brasília DF, é que um site para uma ong pode custar a partir de R$ 2500,00.

Empresa de criação de site para ONG

A GB Sites é especialista em criação de sites que geram leads e convertem. Os sites desenvolvidos possuem o que é de mais moderno em layout, código e segurança.

Em todos os sites desenvolvidos pela GB Sites o cliente recebe um treinamento ao vivo, ou mais de um, se assim for combinado. Nesse treinamento ao vivo são passados todas as informações necessárias para que responsável por gerenciar o conteúdo do site, tenha plena autonomia e segurança em realizar qualquer ajustes

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

98 − 89 =