Por mais que sua loja virtual tenha os recursos mais recentes de tecnologia web ela também deve ser também intuitiva e ter um bom planejamento de SEO para melhorar as chances de sucesso.
Sabemos que vender online, principalmente em mercados extremamente concorridos, é uma tarefa árdua para sites considerados bons, imagina então para sites que não cumprem o mínimo dos requisitos para aumentar a taxa de conversão.
No post de hoje quero compartilhar com você um pouco sobre minha experiência e ajudar você a entender como deixar sua loja virtual mais eficiente e funcional.
Como criar uma loja virtual
Temos basicamente duas forma ter uma loja virtual. Uma delas é contratar uma agência de criação de sites para desenvolver sua loja virtual e a outra é usar um desses softwares online chamados criadores de sites. Ambas tem suas vantagens e desvantagens, vamos a elas:
Contratar uma agência de criação de lojas virtuais é a solução para quem deseja um site extremamente profissional e com recursos desenvolvidos sobre medida. Um site desenvolvido sob medida tem uma chance maior de sucesso pois tudo é criado pensando nos objetivos do site e baseados nos produtos que serão vendidos. Embora tenha um custo maior contratar uma agência ou profissional para criar seu site pode ser a melhor opção.
Outra solução para quem deseja uma loja virtual e não quer gastar muito é contratar um plano mensal de um software online criador de sites. Embora nem todos os criadores de sites online conseguem oferecer lojas virtuais alguns desempenham essa função. A vantagem de criar sua loja com um criador de sites é principalmente o preço. As empresas que oferecem esse tipo de serviço geralmente cobram uma mensalidade e limitam a quantidade de produtos por planos. Pode ser uma excelente forma de começar seu negócio online gastando pouco.
Como ter uma loja virtual de sucesso
Independente da forma que você vai criar sua loja virtual alguns cuidados devem ser tomados para que ela consiga atrair clientes e consequentemente vender seus produtos.
Não existe mágica para atrair visitantes e é sempre um trabalho árduo fazer isso. Um dos itens mais importantes que devem ser levados em consideração no momento de criar sua loja virtual é pensar nos resultados das pesquisas do Google. Para aparecer nesses resultados você deve fazer um trabalho de SEO no seu site e isso é feito a partir do desenvolvimento da loja.
Outro item que considero importantíssimo no momento de publicar sua loja virtual é escolher um bom domínio. O domínio do site deve ser fácil de memorizar e se possível conter a palavra-chave do seu negócio.
Além do SEO você precisa fazer um planejamento de divulgação em redes sociais como facebook. É possível você fazer anúncios diretamente pelo facebook e ainda impulsionar esses anúncios.
O nome do produto e a descrição também devem ser cadastrados com atenção pois eles serão muito importantes no posicionamento nos resultados das pesquisas do google.
Lojas virtuais devem transmitir segurança e confiança
É indispensável para qualquer site, que envolva algum tipo de transação financeira online e também para sites institucionais simples, a instalação de um certificado SSL. Esse certificado é responsável por garantir que os dados cadastrados no site não seja interceptado por terceiros antes de chegar no servidor. O certificado ssl também aumenta a sensação de segurança para o visitante da sua loja virtual pois ele exibe aquele cadeado na url do site com o nome SEGURO.
Além de um certificado SSL você pode usar outros serviços que aumentam a segurança do site como selo do SITE BLINDADO e outros serviços oferecidos exclusivamente para lojas virtuais.
Hospedagem para lojas virtuais
A hospedagem do site é responsável diretamente pela estabilidade e tempo de carregamento. E esses são dois itens que também merecem atenção.
Um site que fica caindo com frequência perde boa parte dos visitantes para o concorrente. Se um visitante tenta acessar seu site e por algum motivo ele cai durante o acesso com certeza esse visitante não volta mais. Os motivos para um site cair são vários mas estabilidade do servidor ainda é o maior responsável por isso, principalmente se for um servidor compartilhado.
Tempo de carregamento já é um dos fatores de posicionamentos usado pelo google para os resultados das pesquisas na busca orgânica. Site lento também espanta os visitantes para longe do seu site. A lentidão geralmente é causada por erro de instalação do site, mal funcionamento do servidor de hospedagem ou ainda por infecção de malwares.
Muito legal mesmo.
Interessante.
Muito bacana.